Lírio entre espinhos

Uma família católica buscando a santidade

Rotina de organização da casa: a limpeza

Muitas mulheres me procuram perguntando como consigo fazer tantas coisas durante os meus dias, principalmente a respeito da casa. A minha grande estratégia se resume em: organização, planejamento e rotina. Aliado a isso tenho dois outros fatores: o primeiro, a graça divina, sem a qual nada posso fazer. Em segundo lugar, o amor pelo serviço e uma natural disposição à ação, fruto do meu temperamento.

Apesar dessa proatividade, meu temperamento também tem tendências ruins como a procrastinação, a indisciplina e uma terrível dificuldade de terminar o que começo ou de executar o que proponho. Dessa forma, como a mulher de provérbios, procuro ‘não comer o pão da ociosidade’ e estar sempre fazendo algo dentro de uma rotina estabelecida (porém flexível) e ser perseverante em cada pequena atividade para realizá-la objetivamente e com tanta perfeição quanto posso.

Rotina de limpeza atual

Já li bastante sobre métodos de organização e fui testando e adaptando o que deles achava interessante. Isso é o que funciona para mim, na nossa casa, com todas as particularidades que temos. Isso pode ser completamente eficaz para alguns e totalmente ineficaz para outros. Então não tomem como regra, apenas como uma sugestão de algo que funciona muito bem para mim na prática e adaptem para as rotinas e casas de vocês, se for do interesse!

Atualmente, divido minha casa em zonas e cada dia da semana (segunda à sexta) faxino uma zona, enquanto no resto da casa faço apenas serviços básicos.  Aqui são 5 zonas, uma para cada dia da semana:

  • Quarto de casal + banheiro suíte  -> segunda feira
  • Quarto crianças + banheiro social -> terça feira
  • Home office + sala de estar + sala de jantar -> quarta feira
  • Cozinha -> quinta feira
  • Varanda + área de serviço -> sexta feira

Para cada zona eu tenho atividades semanais, quinzenais e mensais.  Por exemplo:

Na zona 1, toda segunda feira eu: troco roupa de cama, tiro poeira dos móveis, aspiro, lavo banheiro, lavo o chão, limpo rodapés, lavo o filtro do ar condicionado.

Somado a isso tenho 2 grupos de atividades quinzenais por zona, que são feitas então semana sim, semana não. No caso da zona 1 são: arrumação do guarda roupas e gavetas / arrumação do armário do banheiro e do armário de roupas de cama e sapatos.

E 4 atividades mensais, onde cada uma é realizada em uma semana do mês. No caso da zona 1, em cada segunda feira do mês tenho que realizar uma dessas quatro atividades: lavar a cortina / limpar a janela / trocar a colcha / jogar fora o que é lixo e separar para doação o que não uso.

Dessa forma, os cômodos estão sempre limpos e organizados! Se eu tivesse que fazer tudo isso em um único dia, seria impossível, ainda mais se fossem todas essas coisas de todos os cômodos juntos!

 Atividades básicas de limpeza da casa

Além das atividades de cada zona, tenho atividades que são realizadas diariamente em toda a casa: aspirar, passar pano, tirar poeira, lavar e guardar louças e limpeza básica dos banheiros.

Atividades próprias de cada dia da semana

Além de tudo isso, as outras atividades relacionadas a limpeza, divido por dias da semana. Por exemplo:

Segunda feira: dia de lavar minhas roupas e do Gabriel

Terça: dia de lavar roupas do Bento e passar roupas de todo mundo

Quarta: lavar roupas de cama e banho

Quinta e sexta ficam para a lavagem de extras: cortinas, almofadas, colchas, cobertas, tapetes…

Além disso, há atividades esporádicas que deixo para os sábados, para contar com a ajuda do meu esposo ao menos para ficar com o Bento enquanto eu realizo as atividades, como: limpar a horta, lavar tapete, arrastar móveis pesados, etc.

Dicas práticas

  1. Escrever em um papel as atividades de limpeza que precisam ser realizadas;
  2.  Organizar e dividir essas atividades pelos dias da semana, quinzenais, mensais, trimestrais, semestrais e por aí vai;
  3. Durante o dia, deixar o celular com a internet desligada ou então com as notificações silenciosas e apenas com som para chamadas;
  4. Se esforçar para dormir com a louça ao menos lavada: adianta muito o serviço do outro dia, além de que, acordar com a cozinha limpa dá outro ânimo na gente!;
  5. Antes de dormir, recolher todos os objetos espalhados pela casa e guardá-los no lugar;
  6. Não acumular muita coisa em casa: ter somente o básico facilita para limpar, para manter e nos educa a uma vida simples;
  7. Descobrir qual o melhor horário em que as crianças gostam de brincar sozinhas e aproveitar para fazer alguma atividade de casa;
  8. Inserir as crianças nas atividades: ao mesmo tempo que se torna uma brincadeira, a criança também vai adquirindo amor pelo serviço, por ajudar os pais;
  9. Dar responsabilidades de acordo com cada faixa etária das crianças: assim vão formando senso de responsabilidade pelo ambiente em que vivem e pelo trabalho;
  10. Dividir tarefas com o esposo, como levar o lixo para fora;
  11. Investir em roupas com tecidos que amarrotem pouco, assim só sacudindo e estendendo bem a roupa no varal evita de ter que passá-la;
  12. Lavar a louça enquanto cozinha.

Bom, assim é como funciona a rotina de limpeza aqui em casa. Nós já falamos sobre isso aqui e aqui. Nos próximos posts vamos falar sobre o planejamento financeiro, a rotina de oração, de estudo, o tempo de diversão, tempo com as crianças, tempo do casal, cardápio semanal e muito mais!

 

 

7 Comments

  1. Lindamar Paquiel

    25 de maio de 2017 at 11:53

    Amei o post Rayhanne, veio muito a calhar! Já fiz várias planilhas de rotina de limpeza, mas não consigo levar nada a diante (sou sanguínea). Como por enquanto ainda trabalho fora, durante a semana tenho cuidado somente da alimentação e lavagem das roupas e no sábado cuido da casa. No momento é o que tem funcionado.
    Obrigada pela dedicação ao blog, com certeza esta ajudando a muitas moças assim como eu. Deus abençoe e que a Virgem Maria lhe faça santa. Um beijo no Bentinho.

  2. Gostei! Muito obrigada!

  3. Olá! Descobri o blog essa semana e estou gostando muito das postagens. É muito bom ter a partilha de uma família católica que vive realmente os princípios cristãos! Sou casada e temos 1 filho de 1 ano e 4 meses, o Thomas =) e tenho buscado novas maneiras de dar conta de tudo, das tarefas de casa, atividades com o Thomas, alimentação e etc. Gostaria de saber se você tem algum planner ou algo assim que possa compartilhar para nos ajudar nesse planejamento? Obrigada!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*