fbpx
Memorização

Memorização mensal para crianças

Tempo de leitura: 3 minutos

“Como um jovem manterá pura a sua vida? Sendo fiel às vossas palavras.” 
Salmos, 118: 9

A importância de memorizar

O único Ser capaz de tirar as coisas do nada é Deus. Todos nós, ínfimas criaturas, somos incapazes de criar o que quer que seja. E o que isso tem a ver com a memorização?

Bom, o nosso pensamento, a criatividade e o raciocínio lógico não se desenvolvem no vazio, mas sobre algum conteúdo. Então, para que isso aconteça, devemos necessariamente beber da fonte antes de mais nada. Por exemplo, para que alguém produza algum pensamento sobre algum assunto, ele precisa antes se inteirar sobre aquele assunto. Não é como se faz hoje em dia, em que opinamos sem conhecermos aquilo sobre o que estamos opinando. Quanto mais rico o conteúdo e mais eficaz a transmissão, mais equipados estaremos para raciocinar.

O mesmo acontece com a vida espiritual. Não seremos capazes de pensar em Deus, se não tivermos alimentado nossa inteligência e nossa memória com Sua lembrança.

A palavra decorar ou de cór quer dizer ”guardar no coração”. No Salmo 118, versículo 11, está escrito: ” Guardei no fundo do meu coração a vossa palavra, para não pecar contra ti.”  E todo o restante deste salmo segue dizendo sobre a importância de guardar a lei no coração. É muito oportuno que façam a leitura completa dele!

A memorização das Escrituras, em especial dos Salmos e dos Evangelhos, sempre esteve presente na história da Igreja e de seus santos. Durante muito tempo não havia livros da Sagrada Escritura disponíveis: eram raros e caros. Por isso, os fieis memorizavam trechos que ouviam nas Missas e passavam a semana meditando sobre a Lei do Senhor, ”que é perfeita, consolo para a alma.”

Isso não significa que devemos sair decorando tudo pra recuperar o tempo perdido. É importante reter o texto e saboreá-lo! Por isso, aqui em casa, escolhi trabalhar 2 textos por mês: um salmo ou outro trecho da Sagrada Escritura e um texto católico (cântico do Ofício Divino, algum poema clássico ou de santos).

Além disso, as crianças aprenderão um cântico popular piedoso por mês. Pois a música é um excelente instrumento de educação, seja por sua musicalização (ritmo, melodia, etc), seja pelas belas letras, ricas em significados e que catequizam suavemente, pois entram de forma fácil, divertida e agradável no coração e na memória.

Como memorizar?

O professor Carlos Nadalim diz que crianças a partir de 2 anos são capazes de memorizar textos fáceis (com rima, ritmo e repetição, pois tornam a memorização mais fácil e interessante para as crianças). Por essa razão, elas conseguem memorizar um poema de 8 a 16 versos em uma ou duas semanas. Mas é preciso ler a poesia todos os dias para a criança, três ou quatro vezes. Indico este artigo com um método de memorização.

Material para memorizar

Todo mês disponibilizarei aqui os textos que estou utilizando com as crianças.

Para o mês de Maio, que é de Maria, utilizarei:

Salmo 41 (42)

Assim como a corça suspira
pelas águas correntes,
suspira igualmente minh’alma
por vós, ó meu Deus!
Minha alma tem sede de Deus
e deseja o Deus vivo.
Quando terei a alegria de ver
a face de Deus?

Comum de Nossa Senhora (retirado do Ofício Divino)

Ditosa Virgem sois Vós, Maria,
De cujo seio Cristo nasceu:
Sois a nascente da eterna graça,
Sois a formosa porta do Céu!
Eternamente por Deus pensada,
Sois maravilha do seu amor;
Em vós, Senhora, Deus Se contempla,
Mãe gloriosa do Redentor!
Imaculada, cheia de graça,
Sois a alegria da santa Igreja;
Todas as gentes hão-de aclamar-vos:
Salve, Rainha! Bendita seja!
Sois a mais bela das criaturas,
De Deus Esposa, Mãe de Jesus:
Sois Mãe dos homens, por vós gerados
Do mesmo sangue dado na Cruz.
Salve, Mãe santa, por quem o mundo
A paz divina dos Céus alcança;
Do Céu à terra sois o caminho
Donde vem Cristo, Rei da Esperança

Música: A treze de maio

Espero que gostem e, no próximo mês, divulgarei mais material!

Salve Maria!

Esposa, Mãe, Ordem Terceira VE"Desejo que Jesus me triture interiormente para que eu me torne uma hóstia pura onde Ele possa repousar.'' (Sta Teresa dos Andes)

6 Comentários

  • Joanna proux

    Lindo, começarei com meu filho de 1,3 meses amanhã! E começarei para nos tbm como família que perdemos o hábito de memorizar as coisas de Deus! Gratidão

  • Elisângela Ferreira

    Boa tarde família Zago.
    A paz de Jesus e o amor de Maria!
    Quero agradecer pelo conteúdo do vosso blog, e elogia o quanto admiro a família vossa,terei sempre vcs em oração, pois vejo como vcs refletem Cristo, obrigada por evangelizarem vias redes sociais,e por serem exemplos de família Santa.

    • Ana Silvia Marcelino Lima

      Quero agradecer pela sua generosidade. Deus lhe pague. Tenho duas filhas, uma de 1.3 meses e outra de 1 mês. E neste mês descobri o seu blog. Estou minuciosamente me deliciando e aprendendo com vc na educação de minhas filhas. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *